O Acervo Adrian Cowell é constituído de filmes 16 mm, fitas de vídeo, slides e diários de campo sobre a Amazônia. São 50 anos de trabalhos que documentam a história, por meio das imagens registradas por Adrian Cowell e equipe, acompanhando o processo de desenvolvimento da Amazônia, o impacto dos grandes projetos, avanços da agricultura e pecuária, projetos de colonização, de construção de estradas e de hidrelétricas e suas conseqüências no cotidiano das pessoas que vivem na região: populações indígenas, seringueiros, madeireiros, garimpeiros e outros.

Esses documentários contribuem para o debate político e cultural que envolve a Amazônia e constituem a memória dos povos da floresta, promovendo férteis discussões no sentido de compatibilizar o desenvolvimento socioambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

Com a realização do projeto “Histórias da Amazônia – 50 Anos de Memória Audiovisual”, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi possível trazer esse acervo de Londres para o Brasil, e incorporá-lo ao Acervo Audiovisual do IGPA (PUC-GO), uma referência nacional e internacional na preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Veja também: