Adrian Cowell nasceu em Tongshan, China, em 2 de fevereiro de 1934. Estudou na Austrália e na Inglaterra, e graduou-se em história, pela Universidade de Cambridge, em 1955.

Entre 1955 e 1956, foi com a Oxford & Cambridge Far Eastern Expedition de Londres até Singapura, fazendo uma série de três programas de 26 minutos para a BBC intitulada "Travellers Tales".

Entre 1957 e 1958, esteve pela primeira vez no Brasil, quando a Oxford & Cambridge Expedition veio à América do Sul, para a produção de quatro programas de 26 minutos para a série "Adventure" da BBC.

De 1959 a 1961, trabalhou para a ITN (Independent Television News) como editor chefe da série semanal "Roving Report". Dentre os programas dirigidos por eles estão: "Mother of Most Noble Rivers", "Back of Beyond", "Portrait of Brazil", "Caviar in the Caspian", "Wild Goose Chase" e "Land Beyond the Moon".

Em 1961, junto com o cinegrafista Louis Wolfers, esteve durante três meses no Xingu e, outros tantos, entre Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta viagem, produziu as séries: "The Destruction of The Indian" (A Destruição do Índio) e "The Fate of Colonel Fawcett" (O Destino do Coronel Fawcett).

Em 1963, percorreu o Nordeste de jipe, por três a quatro meses, com o cinegrafista Jesco von Puttkamer. Desta viagem resultou a série "The Devil in the Backlands" (Cultos do Sertão).

De 1964 a 1965 filmou na Ásia, com o cinegrafista Chris Menges, as séries produzidas para a ATV "Rebel" (Rebelde), "The Light of Ásia" (A Luz da Ásia) e "The Opium Trail" (O Rastro do Ópio).

A convite dos irmãos Villas Bôas, Adrian Cowell filmou, de 1967 a 69, a expedição para contatar a tribo de índios isolados Panará. Os filmes realizados neste período "The Tribe that Hides From Man" (A Tribo Que Se Esconde do Homem) e "Kingdom in the Jungle" (O Reinado na Floresta), foram produzidos para a ATV.

Em 1972, Cowell voltou à Birmânia para filmar, com produção da ATV, "The Opium Warlords" (Os Guerreiros do Ópio), sobre os guerrilheiros que lutavam pelo controle do tráfico de ópio.

Em 1975 realizou, ainda pela ATV, o filme "The Masked Dance" (A Dança de Máscaras), sobre o Primeiro Ministro da Tailândia e, em 1978, a série "Opium" (Ópio), sobre o tráfico de narcóticos no Sudeste da Ásia.

Adrian Cowell retornou ao Brasil em janeiro de 1980 e, numa co-produção da TV Central da Inglaterra com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG), filmou sem interrupção até setembro de 1990. Os direitos destes filmes, no Brasil, ficaram com a UCG. Nas versões brasileiras, dividiu a direção com Vicente Rios, cinegrafista dos documentários produzidos a partir de então. Desses 10 anos de trabalho, na Amazônia, resultou a série "The Decade of Destruction" (A Década da Destruição), com versões feitas em 1984 e 1990, e a versão americana produzida pelo WGBH para a rede PBS (Public Broadcasting Service).

Entre 1992 e 1996, produziu para o Channel 4 da Inglaterra, a série "The Heroin Wars" (As Guerras da Heroína), sobre os 30 anos de guerra contra a heroína.

De 1996 a 1999, produziu, também para o Channel 4, a série "The Last of the Hiding Tribes" (Os Últimos Isolados), sobre a evolução da política de primeiro contato com tribos isoladas, pelos sertanistas do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) e da Funai (Fundação Nacional do Índio). Para essa série, realizaram-se expedições às tribos Panará, Uru Eu Wau Wau e Avá-Canoeiro.

A partir do ano 2000, Cowell realizou filmes, produzidos pela BBC2, TVE (TV for the Environment) e para a BBC mundial atualizando as questões e políticas para o desenvolvimento da Amazônia e seu impacto sobre o meio ambiente e os povos da floresta.

Veja também: