Acervo FÍLMICO

  SÍNTESE DO ACERVO FÍLMICO DOADO À PUC GOIÁS

O acervo do documentarista e produtor de filmes inglês Adrian Cowell doado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás tem cerca de 3.500 latas de filmes (9.314 rolos), aproximadamente três milhões de pés (900 mil metros) e 1.371 fitas magnéticas em diversos formatos de áudio e de vídeo, perfazendo um total de sete toneladas. Encontram-se acervadas em ambiente climatizado e controlado, em mobiliário adequado e em processo de documentação, organização sistemática, limpeza e alimentação da base de dados.

 

ESTATÍSTICA DAS SÉRIES

SÉRIES
ROLOS
PELICULAS
PÉS
METROS
MATERIAL
MAGNÉTICO
EXPEDIÇÕES BRASILEIRAS
497
93.312,9
28.276,7
68
ÚLTIMOS EXPLORADORES
OS IRMÃOS
1066
313.227,7
94.916,28
-
A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO
7751
2.597.375,2
787.083,36
1149
OS ÚLTIMOS ISOLADOS
-
-
-
130
O LEGADO DE CHICO MENDES
-
-
-
24
TOTAL
9314
3.003.915,8
910.276,34
1371
 

LISTA DAS SÉRIES E RESPECTIVOS FILMES

SÉRIES
FILMES
ÚLTIMOS EXPLORADORES - OS IRMÃOS A TRIBO QUE SE ESCONDE DO HOMEM
O REINADO NA FLORESTA
A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO O CAMINHO DO FOGO
NA TRILHA DOS URU EU WAU WAU
NAS CINZAS DA FLORESTA
MONTANHAS DE OURO
CHICO MENDES – EU QUERO VIVER
TEMPESTADES NA AMAZÔNIA
FINANCIANDO O DESASTRE PARTE I – COM O COLONO RENATO
FINANCIANDO O DESASTRE PARTE II – COM JOSÉ LUTZEMBERG
FINANCIANDO O DESASTRE PARTE III – COM CHICO MENDES
A MECÂNICA DA FLORESTA
MATANDO POR TERRAS
OS ÚLTIMOS ISOLADOS FUGINDO DA EXTINÇÃO
O DESTINO DOS URU EU WAU WAU
FRAGMENTOS DE UM POVO
O LEGADO DE CHICO MENDES BARRADOS E CONDENADOS
UMA DÁDIVA PARA A FLORESTA
QUEIMADAS NA AMAZÔNIA
O SONHO DO CHICO
BATIDA NA FLORESTA
 

SÉRIE: A DESTRUIÇÃO DO ÍNDIO

Título original da série: The Destruction of the Indian.

Esta série é composta de três filmes, cada um com duração de aproximadamente 30 minutos, filmados no Brasil, no Peru e na Bolívia em 1961. Os filmes dessa série nunca haviam sido exibidos no Brasil. Em 2009, as imagens foram telecinadas e o som restaurado. Foram realizadas novas versões para os três filmes dessa série com direção de Adrian Cowell, co-produção IGPA/ Casa de Oswaldo Cruz (COC). 

Na versão brasileira de 2009, os títulos em português dos filmes foram sugeridos por Adrian Cowell, que revisou e acompanhou todas as etapas deste trabalho, realizado em 2009: texto da narração, digitalização das imagens e restauração do som. A narração em português é de Luiz Carlos Saldanha.

Com apoio do CTAv/SAV/MinC foi transcrito para DAT o magnético perfurado 16mm com a banda internacional (trilha de música e efeitos sem o comentário original em inglês) dos filmes "O Coração da Floresta" e "Carnaval da Violência". Não foi localizada a trilha de música e efeitos do filme "Caminho para Extinção". A trilha sonora desse filme foi recriada pelo diretor Adrian Cowell e pelo técnico de som Aurélio Dias no estúdio da Artesanato Digital, a partir das fitas originais gravadas durante as filmagens em 1961.

As imagens dos filmes "O Coração da Floresta" e "Caminho para Extinção" foram telecinadas a partir dos negativos A e B. As imagens de "Carnaval da Violência" foram  telecinadas  de um internegativo de imagem. E o som telecinado de um negativo de som ótico. Na versão de 2009, o diretor substituiu musicas com ritmos brasileiros por músicas andinas, repetindo temas que já estavam no filme.

Acervo Digitalizado

 Acervo de som: as 24 fitas de rolo de ¼ de polegada gravadas para esta série estão digitalizadas.

O CORAÇÃO DA FLORESTA (The Heart of the Forest)

Sinopse: o primeiro filme da série apresenta o trabalho dos irmãos Villas Bôas no início do Parque Indígena do Xingu. Os sertanistas buscam atrair povos indígenas para o interior do Parque com o objetivo de proteger sua cultura e os próprios indígenas das ameaças causadas pelo avanço da nossa civilização. Os povos do Xingu fugiram para esta região vindos de todos os quadrantes da América do Sul. Ali se refugiam dos brancos. Esse filme revela a importância que têm a terra e os rituais para a sobrevivência destes povos que se sentem ameaçados porque suas terras estão sendo compradas por especuladores.

Para os índios a terra é amiga, personalizada em seres místicos e espíritos que são os donos das dádivas da vida: seja para a mandioca ou para a cobertura da casa, o índio depende da natureza e espiritualmente se prende a rituais. Ninguém pode ver onde os espíritos vivem, mas todo índio sabe que estão embaixo d’água, dançando. Os rituais são o fundamento da vida indígena.

Ficha Técnica

Câmera: Louis Wolfers
Filmagem adicional: Jesco von Puttkamer
Som: Robert Saunders
Edição: Larry Toft
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: David Attenborough
BBC TV

Versão Brasileira 2009:

IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Som: Aurélio Dias/Maria Byington
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

CAMINHO PARA EXTINÇÃO (Path to Extinction)

Sinopse: realizado em 1960, na região do Alto rio Xingu. No ano seguinte, o  governo brasileiro criou o Parque Nacional do Xingu. Nesta época as florestas intactas do norte do Mato Grosso adquirem valor especulativo, na forma de títulos de terra, revendidos no mercado mundial. Os grupos indígenas da região nada ganham com a  valorização da terra - para eles a terra é a mãe que nunca morre, aquela que provê subsistência e cura, um santuário essencial para a vida.

Vemos os sertanistas Orlando e Cláudio Villas Boas, e o SPI (Serviço de Proteção aos Índios), trabalhando para atrair para o Parque Indígena grupos ainda não contatados e fortemente ameaçados pelo avanço das violentas frentes pioneiras na região do Brasil Central.

Ficha Técnica:

Câmera: Louis Wolfers
Filmagem adicional: Jesco von Puttkamer
Som: Robert Saunders
Edição: Larry Toft
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure            
Realização: David Attenborough
BBC TV

Versão Brasileira 2009:
IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Desenho de Som/Mixagem: Aurélio Dias
Música Original: Aurélio Dias
Produção de Finalização de Som: Maria Byington
Estúdio de Som: Artesanato Digital
Transcrição de Som: CTAV
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

CARNAVAL DA VIOLÊNCIA (Carnival of Violence)

Sinopse: filmado nos arredores do lago Titicaca em 1960. Este carnaval é o  maior festival no planalto dos Andes.  Em centenas de vilas camponesas as pessoas dançam por semanas celebrando suas colheitas. O carnaval hoje é diferente dos festivais dos ancestrais incas. Antes, cada família tinha terra suficiente para o seu sustento.  Hoje a maior parte das terras indígenas foi tomada. Os índios dos Andes resistiram por séculos aos conquistadores espanhóis.

Do lado peruano do lago Titicaca, Puno é a cidade-mercado dos índios Aymara, o centro de troca de notícias com a Bolívia. Há dez anos os índios na Bolívia se revoltaram e dividiram entre eles as terras dos grandes fazendeiros.  Vemos as pichações nas paredes. Os agitadores comunistas e suas armas cruzam a fronteira. Há outra solução a não ser revolução?  Em Lima, todo ano, 30 mil índios incham as favelas. Ruas cheias de lixo. Aqui o índio ganha dez vezes mais que nas montanhas. É triste perceber que depois de quatro séculos de contato com a nossa civilização, essas favelas são as suas melhores oportunidades de sobrevivência.

Ficha Técnica

Câmera: Louis Wolfers
Som: Robert Saunders
Edição: Larry Toft
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: David Attenborough
BBC TV

Versão Brasileira 2009:
IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas
Joana Collier
Som: Aurélio Dias/Maria Byington
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

SÉRIE: CULTOS DO SERTÃO

Título original da série: The Devil in the Backlands.

Esta série é composta de três filmes, cada com duração de aproximadamente 26 minutos, filmados no Nordeste do Brasil em 1963. Os filmes dessa série nunca haviam sido exibidos no Brasil. Em 2009, as imagens foram telecinadas e o som restaurado. Foram realizadas novas versões para os três filmes desta série com direção de Adrian Cowell, co-produção IGPA/ Casa de Oswaldo Cruz(COC). 

Na versão brasileira de 2009, os títulos em português dos filmes foram sugeridos por Adrian Cowell que reviu e acompanhou todas as etapas deste trabalho, revisão da narração. digitalização das imagens e restauração do som, realizadas em 2009. A narração em português é de Luiz Carlos Saldanha.

Com apoio do CTAv/SAV/Minc foi transcrito para DAT o magnético perfurado 16mm com a banda internacional (trilha de música e efeitos – sem o comentário original em inglês) dos filmes "Os Filhos de Santo", "Romeiros" e "Jangadeiros". Não foi localizada a trilha de música e efeitos do filme "Jangadeiros". A trilha sonora deste filme foi recriada pelo diretor, Adrian Cowell, e o técnico de som Aurélio Dias no estúdio da Artesanato Digital, a partir das fitas originais gravadas durante as filmagens em Caponga, Ceará, em 1963.

A imagem dos filmes dessa série foram telecinadas a partir dos negativos A e B.

Acervo Digitalizado

Acervo de som: as 40 fitas de rolo de ¼ de polegada gravadas para esta série estão  digitalizadas.

ROMEIROS (The Fanatics)

Sinopse: realizado em 1963 nos sertões do Nordeste. Os romeiros são, em geral, vaqueiros e sua religiosidade é influenciada pela violência da luta pela terra. Cruzam quilômetros sem fim na caatinga castigada pelo sol, numa tradição mantida por milhares de devotos que se reúnem todos os anos nos locais de romarias.

No final do século XIX em Canudos, uma multidão liderada por Antonio Conselheiro derrotou três expedições do exército. A munição ainda está espalhada no chão. Uma velha senhora que escapou alguns dias antes do massacre final relata o que viu. Em Juazeiro encontramos esta mesma devoção que reflete a dura vida do sertão. Herdeiro de Padre Cícero, o beato José de Moura exerce forte influência política junto aos devotos. A aprovação de um político por José de Moura – como Padre Cícero no passado - é vital para sua eleição.

Ficha Técnica

Câmera: Jesco von Puttkamer
Som: Robert Saunders
Edição: Keith Miller
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: Brian Branston
BBC TV

Versão Brasileira 2009:
IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Desenho de Som/Mixagem: Aurélio Dias
Produção de Finalização de Som: Maria Byington
Estúdio de Som: Artesanato Digital
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

OS FILHOS DE SANTO (Satan in the Suburbs)

Sinopse: os rituais da umbanda eram os cultos  que mais cresciam no Brasil na década de 1960. Nos subúrbios e favelas de Recife, o filme se concentra em terreiros de umbanda, onde os escravos libertos, sobretudo dos canaviais, se tornaram donos de tendas. Vemos nos rituais as oferendas e os sacrifícios para os deuses e deusas africanos que no Brasil são também reverenciados como santos cristãos: Ogum como São Jorge e Iemanjá como Maria, mãe de Cristo. O filme aborda a vida dos médiuns, sua formação como Pais de Santo e a legalização dos terreiros de umbanda.  Na vida da cidade, a influência do ritmo africano na musicalidade brasileira esta presente nas festas populares. 

Ficha Técnica

Câmera: Jesco von Puttkamer
Som: Robert Saunders
Edição: Larry Toft
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: David Attenborough
BBC TV

Versão Brasileira 2009:
IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Desenho de Som/Mixagem: Aurélio Dias
Produção de Finalização de Som: Maria Byington
Estúdio de Som: Artesanato Digital
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

JANGADEIROS (The Jangadeiros)

Sinopse: o filme se passa numa aldeia de pescadores na praia de Caponga, próximo à Fortaleza, Ceará. Um pescador chega morto na praia amarrado ao mastro da jangada. Acompanhamos o que sucede com a vida da viúva e dos filhos. O apoio da comunidade e o destino do filho mais velho, José, que agora deve assumir o posto do pai na jangada, ficando responsável pelo sustento da família. De um dia para o outro o menino de 13 anos deixa a infância, a escola e as brincadeiras e assume o lugar de proeiro na jangada. Começa a aprender sobre o comportamento dos peixes e o movimento do mar. É assim que a comunidade se organiza: as viúvas são protegidas pela solidariedade da aldeia e os valentes e obstinados pescadores enfrentam o mar com suas frágeis jangadas.

Ficha Técnica

Câmera: Jesco von Puttkamer
Som: Robert Saunders
Edição: Keith Miller
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: Brian Branston
BBC TV

Versão Brasileira 2009:

IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Desenho de Som/Mixagem: Aurélio Dias
Produção de Finalização de Som: Maria Byington
Estúdio de Som: Artesanato Digital
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian CowellDistribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

SÉRIE: DESTINO DO CORONEL FAWCETT

Título original da série: The Fate of Colonel Fawcett

Essa série é composta por dois filmes, cada com duração de aproximadamente 30 minutos, filmados no Brasil em 1961:

O Destino do Coronel Fawcett (The Fate of Col Fawcett)

[As cidades Perdida s de Atlântida] (The Lost Cities of Atlantis)

Os filmes desta série nunca haviam sido exibidos no Brasil. No acervo só foi identificada uma cópia sonora de "O Destino do Coronel Fawcett". Esta cópia foi telecinada em 2009 e foi realizada uma nova versão para este filme com direção de Adrian Cowell, co-produção IGPA/ Casa de Oswaldo Cruz (COC).  Adrian Cowell revisou e acompanhou todas as etapas do trabalho realizado em 2009: texto da narração, legendas e cartelas telecine da cópia existente, restauração do som. A narração em português é de Luiz Carlos Saldanha.

Não foi localizada a trilha de música e efeitos do filme "O Destino do Coronel Fawcett". A trilha sonora deste filme foi recriada pelo diretor, Adrian Cowell, e o técnico de som Aurélio Dias no estúdio da Artesanato Digital.

Acervo Digitalizado

Acervo de som: as entrevistas originais foram transcritas para CD.

DESTINO DO CORONEL FAWCETT

Sinopse: em 29 de maio de 1925, o coronel Percy Fawcett entrou na selva amazônica e desapareceu misteriosamente. O objetivo da sua viagem era achar, escondida na floresta, a cidade fundada pelos refugiados da antiga Atlântida. Neste filme, o diretor Adrian Cowell é repórter numa viagem investigativa. Partindo de Cuiabá, visita os locais onde possivelmente Fawcett teria passado. No Brasil, entrevista personagens que tiveram contato com o explorador inglês e sua equipe. Entrevista também intelectuais brasileiros que têm conhecimento das inúmeras e frustradas expedições de resgate em busca de vestígios que trouxessem alguma verdade sobre o desaparecimento do coronel. O filme foi rodado em 1960, e nos 50 anos seguintes, as áreas ao redor do local onde Fawcett e sua equipe desapareceram foi desmatada e atravessada por estradas. Não surgiu evidência nova para esclarecer o mistério.

Ficha Técnica

Câmera: Louis Wolfers
Produção: Harry Hastings
Série: Adventure
Realização: Brian Branston
BBC TV

Versão Brasileira 2009:

IGPA – UCG / Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz
Tradução: Mayra Arruda, Mário Arruda da Costa
Adaptação: Mário Arruda da Costa, Maria Eugênia Brandão A. Nunes, Jézus Marco de Ataídes, Fernanda Elisa C. P. Resende
Revisão: Edmar Costa Paulino
Estagiários/Assistentes: Frederico Mael, James Skaf, Marcely Arruda, Rômulo Espínola da Costa
Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: CASABLANCA – Ricardo Gaúcho, Victor Lamas, Joana Collier
Desenho de Som/Mixagem: Aurélio Dias
Produção de Finalização de Som: Maria Byington
Estúdio de Som: Artesanato Digital
Transcrição de Som: CTAV/ SAV/ MinC
Narração: Luiz Carlos Saldanha
Diretor: Adrian CowellDistribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

[AS CIDADES PERDIDAS DA ATLÂNTIDA]

Foi identificada no acervo do diretor, em Londres, uma fita VHS PAL que auxiliará na identificação de registros relativos a esta produção no acervo do IGPA.

SÉRIE: ÚLTIMOS EXPLORADORES - OS IRMÃOS

Os filmes que compõe a série foram filmados entre 1967 e 1969, período em que Adrian Cowell esteve no Parque Indígena do Xingu convidado pelos irmãos Orlando e Cláudio Villas Boas para filmar o contato com a tribo isolada dos índios Panará, conhecidos naquela época como os Kreen Akrore. Neste período, Adrian Cowell editou dois filmes: "A Tribo que se Esconde do Homem", que foi realizado para “divulgar e propagar o pensamento de Cláudio Villas Boas” e "O Reinado na Floresta", de 27 min.

Em 2008, foram feitas novas matrizes destes filmes a partir de matrizes  betadigital Pal enviadas de Londres. As imagens foram transcodificadas para NTSC. O som original em português da "Tribo que se Esconde do Homem", aprovado por Cláudio e Orlando Villas Boas em 1970, foi transcrito de uma cópia 16 mm e restaurado. Adrian Cowell acompanhou a finalização de imagem e som das novas matrizes exibidas na abertura da "Mostra Amazônia Segundo Adrian Cowell", em novembro de 2008 no Rio de Janeiro e no mês seguinte em Brasília.

Acervo Digitalizado

Acervo de Imagem: Parque Indígena do Xingu/ série Last Explorers (1967-69) – (7hr 30 horas).
Telecine de negativo de imagem - Casablanca
Acervo de Som: Transcrição de fitas de ¼ de polegada – IGPA (em curso). 

A TRIBO QUE SE ESCONDE DO HOMEM (66 min., 1970)

Sinopse: realizado na década de 1960, este documentário mostra o esforço dos irmãos Villas Bôas, com a ajuda de outros índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaça sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes índios, agora, é levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegue, trazendo todos os males da nossa civilização.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: ATV
Co-produção: Cláudio e Orlando Villas Boas
Câmeras: Chris Menges / Jesco von Puttkamer / Richard Stanley / Charles Stewart/ Ernest Vincze
Som: Gareth Haywood / Bruce White / Mike Billing
Edição: Adrian Cowell / Keith Miller
Produtor Associado: ATV
Editor de Fotografia: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás/ Família Orlando Villas Bôas

Equipe de Restauração 2008:

Produção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Imagem: Joana Collier
Som: Aurélio Dias/ Maria Byington
Transcrição de som: CTAV/ SAV/  MinCDiretor: Adrian Cowel

O REINADO NA FLORESTA (26 min., 1971)

Sinopse: o olhar de Adrian Cowell sobre o trabalho dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas, no Parque Indígena do Xingu. Suas crenças, a influência que tiveram junto aos índios e os problemas enfrentados com as frentes de expansão, que abriam estradas no Brasil Central. A preocupação dos sertanistas é de que os indígenas possam viver uma transição sutil ao mundo civilizado.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: ATV
Co-produção: Cláudio e Orlando Villas Boas
Câmeras: Chris Menges / Jesco von Puttkamer / Richard Stanley / Charles Stewart/ Ernest Vincze
Som: Gareth Haywood / Bruce White / Mike Billing
Produtor Associado: ATV
Editor de Fotografia: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

SERIE: A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO

De janeiro de 1980 a setembro 1990, Adrian Cowell e Vicente Rios filmaram ininterruptamente todo o processo do que viria a ser a série "A Década da Destruição", produzida para a Central Television de Londres em co-produção  com a Universidade Católica de Goiás. Os temas dessa série incluem o primeiro contato com a tribo de índios isolados Uru-Eu-Wau-Wau, garimpeiros e madeireiros; a colonização e o desmatamento de Rondônia a partir da pavimentação da estrada BR-364, a campanha dos ambientalistas contra o financiamento do Projeto Polonoroeste pelo Banco Mundial; os grandes projetos Carajás e Tucuruí; o saque da floresta pelos garimpeiros; as primeiras tentativas de controlar os incêndios da Amazônia usando tecnologia de satélite; a vida e assassinato do Chico Mendes e a criação das primeiras reservas extrativistas; a pesquisa do cientista Enéas Salati que provou que o desmatamento reduzirá as chuvas na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil. Adrian Cowell segue documentando o desenvolvimento na Amazônia.

Acervo Digitalizado

Acervo de Imagens / Som
1ª Reunião Conselho Nacional de Seringueiros 1985 – (20 min.) telecine cópia positiva 16 mm – Link Digital
Transcrição som 16 mm magnético – CTAv / SAV/ MinC
Finalização – Link Digital

2009
Acervo de Imagens / Som
Campanha Chico Mendes para Deputado Estadual 1986 (5hr 30 min.)
Telecine do negativo de imagem - Casablanca
Transcrição de som magnético 16 mm – Rob Digital

2009
Acervo de Imagens / Som
Uru Eu Wau Wau (3hrs)
Telecine do negativo de imagem
Transcrição do som magnético 16 mm – Rob Digital

O CAMINHO DO FOGO

Sinopse: filme sobre os colonos que estavam se estabelecendo no território dos Uru Eu Wau Wau. Os índios foram dizimados por epidemias e 60 - 80% deles morreram até o final da década de 1980. Contudo, para os colonos, não foi muito melhor. O solo ali era tão ruim que, após seis anos, 60% da terra que eles haviam desmatado e plantado, com tanto entusiasmo, já tinha sido abandonada.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell, Vicente Rios
Produção: Central Independent Television
Co-produção: UCG
Câmeras: Vicente Rios, Auro Luz (Asst.), Cris Cox, Pasco Macfarlane, Jimmy Dibling
Som: Nélio Rios, Albert Bailly, Godfrey Kirly, Vanderlei de Castro, Clive Pendry, Stephen Bray
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

NA TRILHA DOS URU EU WAU WAU (52 min., 1990)

Sinopse: mostra o primeiro contato com os índios Uru Eu Wau Wau, pressionados pelo desenvolvimento em Rondônia que atraía cada vez mais lavradores do sul do país para o estado. Impulsionados a penetrarem na floresta, os colonos se aproximavam cada vez mais desta tribo.

Nesta conjuntura, o rapto de uma criança branca pelos Uru Eu Wau Wau aumenta o rancor dos colonizadores contra os índios, vistos como uma barreira ao desenvolvimento. Paralelamente, a Funai organiza uma expedição para contatá-los, com o objetivo de protegê-los do avanço dos brancos sobre seu território

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell / Vicente Rios
Produção: Central Independent Television
Co-produção: Universidade Católica de Goiás
Câmeras: Vicente Rios / Auro Luz
Som: Nélio Rios / Albert Bailly / Godfrey Kirly / Vanderlei de Castro / Clive Pendry / Stephen Bray
Adaptação para versão brasileira: Verbo Filmes
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

NAS CINZAS DA FLORESTA (52 min., 1990)

Sinopse: a partir da construção da BR-364, em Rondônia, e da ‘estrada de penetração’ 462, o filme traça um panorama abrangente, apresentado por José Lutzemberger, de como a política do governo brasileiro para ocupação da Amazônia na década de 1980, levou à degradação de enormes áreas de floresta nesse estado.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: TV Central de Londres
Co-produção: Universidade Católica de Goiás
Câmeras: Vicente Rios / Auro Luz
Som: Nélio Rios / Albert Bailey / Godfrey Kirly / Vanderlei de Castro / Clive Pendry / Stephen Bray
Adaptação para versão brasileira: Verbo Filmes
Distribuição no Brasil:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

MONTANHAS DE OURO (52 min, 1990)

Sinopse: Adrian Cowell analisa a dinâmica econômica, social e ambiental na província mineral mais rica do planeta: Carajás. Os conflitos e contrastes entre a atuação da empresa, dona da concessão, e a dos garimpeiros. A ascensão e queda da produtividade, no garimpo de Serra Pelada, o crescimento exponencial da produção industrial ao longo da década de 80 e o rastro de destruição deixado na floresta ao redor.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Central Independent Television PLC
Co-Produção: Universidade Católica de Goiás
Produtor Executivo: Roger James / Vicente Rios
Edição: Terry Twigg
Câmeras: Vicente Rios / Auro Luz / Andrew Mason
Som: Nélio Rios / Rafael de Carvalho / Vanderlei de Castro / Stephen Bray
Adaptação para versão brasileira: Verbo Filmes
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

CHICO MENDES – EU QUERO VIVER (40 min, 1989)

Sinopse: mostra a trajetória de Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, em defesa da Amazônia. Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produtor Executivo: Roger James – Central Independent Television – Londres
Produtor associado: Vicente Rios (Brasil) e Morrow Cater (Washington)
Co-produção: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Edição: Chris Christophe / Terry Twigg / Andrew Mason
Câmeras: Vicente Rios / Auro Luz
Som: Nélio Rios / Rafael de Carvalho / Vanderlei de Castro / Stephen Bray
Fotografia Adicional: John Gordon / Greg Kelly
Adaptação para versão brasileira: Verbo Filmes
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

TEMPESTADES NA AMAZÔNIA

Sinopse: enfoca a tese de doutoramento do Dr. Eneás Sallati, (ex-diretor do Inpa) discorrendo sobre as questões climáticas da floresta amazônica. Busca saber se a floresta é conseqüência do clima ou o clima é conseqüência da floresta. Ele explica como a floresta gera 50% de sua própria chuva. Isto significa que o desmatamento não somente reduzirá a quantidade de chuvas da Amazônia, mas também da região central do Brasil.

Ficha Técnica

Agradecimentos: Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia, Instituto de Pesquisas Espaciais
Imagens: Jimmy Bailey, Vanderlei de Castro, Jodfrey Kirby
Montagem: Chris Christophe
Co-produtores: Mário Arruda, Vicente Rios
Produtor: Roger James
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

FINANCIANDO O DESASTRE PARTE I – COM O COLONO RENATO    

Sinopse: aborda de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, enfocando a devastação feita sob seu financiamento com depoimentos do colono Renato. Mostra como este empréstimo, de meio bilhão de dólares para o Polonoroeste financiou parcialmente a destruição da floresta do oeste da Amazônia, no Estado de Rondônia e como o banco foi finalmente forçado a admitir seu erro.

Ficha Técnica

Produtor - Diretor: Adrian Cowell
Editor: Chris Christophe
Produtor Associado: Vicente Rios
Produtor Executivo: Roger James
Co-Produção: UCG, Vanderlei de Castro
Assistente de Produção: Gillian Hazell
Assistente: Andrew Mason
Câmeras: Jimmy Dibling, John Gordon, Pasco Macfarlane, Vicente Rios
Central Independent Television p/c MCMLXXXVII
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

FINANCIANDO O DESASTRE PARTE II – COM JOSÉ LUTZEMBERGER

Sinopse: aborda de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, enfocando a devastação feita sob seu financiamento com depoimentos ambientalista José Lutzemberger.

Ficha Técnica

Produtor - Diretor: Adrian Cowell
Editor: Chris Christophe
Produtor Associado: Vicente Rios
Produtor Executivo: Roger James
Co-Produção: UCG, Vanderlei de Castro
Assistente de Produção: Gillian Hazell
Assistente: Andrew Mason
Câmeras: Jimmy Dibling, John Gordon, Pasco Macfarlane, Vicente Rios
Central Independent Television p/c MCMLXXXVII
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

FINANCIANDO O DESASTRE PARTE III – COM CHICO MENDES

Sinopse: aborda de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, enfocando a devastação feita sob seu financiamento com depoimentos de Chico Mendes.

Ficha Técnica

Produtor - Diretor: Adrian Cowell
Editor: Chris Christophe
Produtor Associado: Vicente Rios
Produtor Executivo: Roger James
Co-Produção: UCG, Vanderlei de Castro
Assistente de Produção: Gillian Hazell
Assistente: Andrew Mason
Câmeras: Jimmy Dibling, John Gordon, Pasco Macfarlane, Vicente Rios
Central Independent Television p/c MCMLXXXVII
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A MECÂNICA DA FLORESTA

Sinopse: o zoólogo  Rob  Bierregaard e  a botânica  Judy Rankin  explicam  os “mecanismos” da floresta e quantas espécies são interdependentes de outras espécies, para sua sobrevivência.

Ficha Técnica

Agradecimentos: Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia, Instituto de Pesquisas Espaciais
Imagens: Jimmy Bailey, Vanderlei de Castro, Jodfrey Kirby
Montagem: Chris Christophe
Co-produtores: Mário Arruda, Vicente Rios
Produtor: Roger James
Diretor: Adrian Cowell
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

KILLING FOR LAND (MATANDO POR TERRAS)

Sinopse: rodado na fronteira leste da Amazônia, ao longo da rodovia Belém Brasília, em 1986, período em que foram assassinadas mais de 100 pessoas. Grandes fazendeiros, prestes a perder benefícios adquiridos durante  o governo militar, contratam pistoleiros para expulsar grupo de sem-terra acampado. Casas queimadas, assassinatos, famílias expulsas: fatos que levam à retaliação dos sem-terra com queimada de pastos e protestos, forçando os pistoleiros a abandonar o local e à partilha das terras por intermédio do Incra. Contudo, a eficácia de tais medidas só dura até o assassinato de mais dois sem-terra e de uma criança de três anos. Nem mesmo a polícia ousa enfrentar os assassinos e a justiça libera os mandantes do crime por falta de evidências. Uma entrevista com o pistoleiro mais famoso da região, conhecido por ter assassinado mais de 300 pessoas, deixa evidente que a justiça não alcança pistoleiros e latifundiários.
Este filme está em fase de pré - produção para a primeira versão brasileira.

SÉRIE: OS ÚLTIMOS ISOLADOS

 FUGINDO DA EXTINÇÃO (52 min., 1999)

  Sinopse: uma reflexão sobre o desenvolvimento da política de primeiro contato, com índios isolados no Brasil, através da experiência ocorrida com os índios Panará. Um relato de 30 anos sobre o que aconteceu com este grupo. 
As primeiras tentativas, pelos irmãos Villas Bôas, de fazer contato com o grupo, na época da filmagem de "A Tribo Que Se Esconde do Homem": sua quase extinção a partir da abertura da rodovia BR 163; a migração dos poucos remanescentes, doentes e fragilizados, para o Parque do Xingu e, finalmente, revitalizados, a volta a sua região original, às margens do Rio Iriri.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Nomad Films / Celso Giannini
Co-produção: Vicente Rios / PUC GO
Produtor Executivo: Roger James
Câmera: Vicente Rios
Som: Gareth Haywood / Nélio Rios/Bruce White
Edição: Terry Twigg / Keith Miller / Caleb Merges
Fotografia Adicional: Chris Menges /Jesco von Puttkamer / Richard Stanley /Charles Stewart / Ernie Vincze / Ken Morse
Mixagem e Dublagem: Dave Skilton
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

O DESTINO DOS URU EU WAU WAU  (52 min, 1999)

Sinopse:três décadas depois de "Na Trilha dos Uru Eu Wau Wau", Adrian Cowell reencontra alguns dos personagens. Descobrimos que o líder Tari, que raptou a criança branca de "Na Trilha dos Uru Eu Wau Wau" teve sua própria irmã raptada, por brancos, quando tinha seis anos. O filme proporciona um encontro inesperado dos irmãos e nos mostra como os Uru Eu Wau Wau puderam lidar com as transformações em seu mundo, ao longo dessas décadas.  

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: ATV
Co-produção: PUC GO / Mário Arruda / Vanderlei de Castro
Produtor Executivo: Roger James
Câmeras: Vicente Rios/Auro Luz / Jimmy Dibling / Chris Cox / Pasco Mcfarlane
Som: Nélio Rios/Albert Bailey / Godfrey Kirby / Vanderlei de Castro / Clive Pendry / Stephen Bray
Edição: Terry Twigg
Adaptação: Verbo Filmes
Fotografia Adicional: Chris Cox / Jimmy Dibling / Pasco Mcfarlane
Editor de Fotografia: Vicente Rios
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

FRAGMENTOS DE UM POVO (52 min, 1999)

Sinopse: registra as tentativas do Departamento de Índios Isolados da Funai para contatar remanescentes isolados dos índios Avá-Canoeiro, que terão sua área inundada pela barragem de Serra da Mesa (GO). Após décadas de perseguições, os Avá-Canoeiro se resumem a um pequeno grupo em vias de extinção. Sobrevivente de um massacre sofrido nos anos 60, uma família vive escondida em cavernas, por duas décadas, isolada e sem opção de casamento entre si. O indigenista Sydney Possuelo lidera uma longa expedição, em busca de outros indivíduos do mesmo grupo, na tentativa de evitar que a cultura dos Avá-Canoeiro desapareça para sempre.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Nomad films
Co-produção: PUC GO / Vicente Rios
Produtor Executivo: Roger James
Câmera: Vicente Rios
Som: Nélio Rios
Edição: Peter Spenceley / Caleb Merges
Fotografia Adicional: Chris Menges / Charles Stewart / Ken Morse
Mixagem e Dublagem: Dave Skilton
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

SÉRIE: O LEGADO DE CHICO MENDES

BARRADOS E CONDENADOS (25 min., 2001)

Sinopse: o documentário analisa a experiência da construção da barragem e colocação em funcionamento da hidrelétrica de Tucuruí, os quase 20 anos de controvérsias sobre o projeto e as conseqüências sociais e ambientais da falta de planejamento ordenado, por parte da empresa e do governo. Acompanha as populações atingidas e o processo que desencadeou a criação de uma reserva de desenvolvimento sustentável, nas ilhas do lago da represa.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Nomad Films
Co-produção: Universidade Católica de Goiás
Produtor Executivo: Vicente Rios
Câmera e Som: Vicente Rios
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

UMA DÁDIVA PARA A FLORESTA (25 min., 2001)

Sinopse: o filme questiona a política internacional contra o aquecimento global e o conceito e funcionamento dos créditos de carbono, através do exemplo do que aconteceu em Carajás. Refazendo o caminho do "desenvolvimento", ocorrido desde a implantação da indústria no local, vemos o funcionamento de uma intrincada teia de destruição. No cenário internacional de políticas ambientais, os créditos de carbono aparecem como uma esperança para a Amazônia.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Nomad Films
Co-produção: Pontifícia Universidade Católica de Goiás / Núcleo de Documentação Audiovisual
Produtor Executivo: Vicente Rios
Câmera e Som: Vicente Rios
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA (45 min., 2002)

Sinopse: filme sobre o impacto causado, na floresta amazônica, pelo acelerado crescimento e mecanização das plantações de soja, ao longo da rodovia BR -163.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Alexandre Cameron / Charlotte Davi / Sarah Eva /Martha O’ Sullivan
Co-produção: UCG / Vicente Rios / Mário Arruda
Produtor Executivo: Roger James
Câmera: Vicente Rios
Som: Nélio Rios / Albert Bailey / Godfrey Kirby / Vanderlei de Castro / Clive Pendry / Stephen Bray
Edição: Terry Twigg / Chris Christophe
Produtor Associado: Morrow Cater
Adaptação: Verbo Filmes
Fotografia Adicional: Chris Cox / Jimmy Dibling / John Gordon / Pasco Mcfarlane
Mixagem e Dublagem: Francisco Borges
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

O SONHO DO CHICO (25 min., 2003)

Sinopse: mostra como Marina Silva, antiga companheira política de Chico Mendes, no Acre, pretende como ministra do Meio Ambiente, levar adiante os ideais do líder seringueiro, atuando em defesa da Amazônia.

Ficha Técnica

Direção: Adrian Cowell
Produção: Vicente Rios
Co-produção: PUC GO / Mário Arruda
Produtor Executivo: Roger James
Câmera: Vicente Rios
Som: Vanderlei de Castro / Nélio Rios
Edição: Terry Twigg / Chris Christophe / Andrew Mason
Produtor Associado: Morrow Cater
Adaptação: Verbo Filmes
Fotografia Adicional: John Gordon / Greg Kelly
Mixagem e Dublagem: Francisco Borges
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás

BATIDA NA FLORESTA (59 min., 2005)

Sinopse: a luta de Walmir de Jesus, o gerente do IBAMA em Ji-Paraná, para conter o desmatamento desenfreado da Amazônia no estado de Rondônia. O filme mostra Walmir combatendo a extração e a venda ilegal de madeira, corrupção na política e no funcionalismo público local, desemprego e invasões em áreas de Parques Nacionais e de índios isolados.

Ficha Técnica

Narrador: Ian Curtis
Câmera / Produtor Associado: Vicente Rios
Mixagem e Dublagem: Nigel Read
Colourist: Brian Metherell
Edição Online: Rod Hutson
Metragens Adicionais: Alexis Bastos
Co-Produção Brasileira: UCG / IGPA / Mário Arruda
Editor de Fotografia: Mark Collins
Produção e Direção: Adrian Cowell / Nomad Films para BBC
Editor: Karen O’ Connor
Distribuição no Brasil: Pontifícia Universidade Católica de Goiás